Referências Relativas e Absolutas em Fórmulas do Excel

O Microsoft Excel em todas as suas versões, aceita referências de células nos chamados intervalos absolutos e intervalos relativos. Veja a seguir, o que cada intervalo significa.O Microsoft Excel em todas as suas versões, aceita referências de células nos chamados intervalos absolutos e intervalos relativos. Veja a seguir, o que cada intervalo significa.

Intervalos Relativos.

Os intervalos relativos não usam o caractere de cifrão $. O caractere $ indica ao Excel que não deve incrementar a coluna e, ou a referência de linha, pois você pode preencher um intervalo com uma fórmula, ou ao copiar um intervalo. Isso significa, que a referência muda conforme você copia a fórmula. Por exemplo, A2 é um intervalo relativo, enquanto $A$2 é um intervalo absoluto.

Intervalos Absolutos.

Os intervalos absolutos são representados por um caractere $ antes da parte da coluna da referência e, ou da porção da linha da referência. Isso significa, que mesmo, que você copie as fórmulas, para outras células, a referência continua fixa na célula de origem inicial, certo? Nem tanto, se você usar $A2 a referência se altera de a cordo com a direção da fórmula, quando copiada. Veja a seguir.

  • Fazendo Testes.

Abra uma planilha de Excel e digite em B2: =A2, cole esta fórmula até B10, em seguida, preencha A2  com o número 1 e até 9 em A10. A referência aumentará em cada linha. Assim, a fórmula na linha 10 seria =A10 e consequentemente o valor seria 9. No entanto, se você inserir =$A$2 em uma célula e preencher, até A10, para seguir este exemplo, a referência do intervalo permanecerá $A$2. Isso não aumentará quando você preencher ou copiar uma coluna. Portanto, se você chegar até a célula A10 o resultado será o valor da primeira célula, A2, que é igual a 1 em nosso exemplo.

Existem três estilos absolutos:

Estilo de Referência Significado
$A$2 A referência da coluna e da linha é fixa. Nem será incrementado ou alterado durante uma operação de cópia ou preenchimento.
$A2 Somente a referência da coluna é corrigida. Não irá mudar durante um preenchimento ou cópia, mas a linha mudará.
A$2 Apenas a referência de linha é corrigida. Não irá mudar durante um preenchimento ou cópia, mas a coluna mudará. Se você selecionar toda ou parte de uma fórmula na fórmula, você pode pressionar F4 para rastrear a referência de intervalo entre os 4 estilos: 1 relativo e 3 absolutos.

Mesmo com um estilo de referência absoluto, o Excel ainda mudará as referências de linha e coluna quando você inserir uma linha ou coluna. Para ter uma referência de célula verdadeiramente absoluta, que não mudará em nenhuma circunstância, use a função INDIRETO. Por exemplo =INDIRETO ("A2") isso refere-se sempe à célula A2, independentemente de quaisquer alterações feitas na planilha. Isso funciona porque o Excel não interpreta a seqüência A2 - entre aspas, como um endereço. Em vez disso, ele trata como um texto simples e portanto, não o muda.

Um uso comum de misturar especificações de intervalo absoluto e intervalo relativo é criar um total em execução de uma coluna de número. Por exemplo, se você tiver dados nas células A2: A10, a fórmula =SOMA(A$2:A2) na célula B2 e preenchida para a célula B10 retornará o total em execução para os números na coluna A.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart