Referências Relativas e Absolutas em Fórmulas do Excel

Dê um LIKE:0
Dê um LIKE:0

O Microsoft Excel em todas as suas versões, aceita referências de células nos chamados intervalos absolutos e intervalos relativos. Veja a seguir, o que cada intervalo significa.O Microsoft Excel em todas as suas versões, aceita referências de células nos chamados intervalos absolutos e intervalos relativos. Veja a seguir, o que cada intervalo significa.

Intervalos Relativos.

Os intervalos relativos não usam o caractere de cifrão $. O caractere $ indica ao Excel que não deve incrementar a coluna e, ou a referência de linha, pois você pode preencher um intervalo com uma fórmula, ou ao copiar um intervalo. Isso significa, que a referência muda conforme você copia a fórmula. Por exemplo, A2 é um intervalo relativo, enquanto $A$2 é um intervalo absoluto.

Intervalos Absolutos.

Os intervalos absolutos são representados por um caractere $ antes da parte da coluna da referência e, ou da porção da linha da referência. Isso significa, que mesmo, que você copie as fórmulas, para outras células, a referência continua fixa na célula de origem inicial, certo? Nem tanto, se você usar $A2 a referência se altera de a cordo com a direção da fórmula, quando copiada. Veja a seguir.

  • Fazendo Testes.

Abra uma planilha de Excel e digite em B2: =A2, cole esta fórmula até B10, em seguida, preencha A2  com o número 1 e até 9 em A10. A referência aumentará em cada linha. Assim, a fórmula na linha 10 seria =A10 e consequentemente o valor seria 9. No entanto, se você inserir =$A$2 em uma célula e preencher, até A10, para seguir este exemplo, a referência do intervalo permanecerá $A$2. Isso não aumentará quando você preencher ou copiar uma coluna. Portanto, se você chegar até a célula A10 o resultado será o valor da primeira célula, A2, que é igual a 1 em nosso exemplo.

Existem três estilos absolutos:

Estilo de Referência Significado
$A$2 A referência da coluna e da linha é fixa. Nem será incrementado ou alterado durante uma operação de cópia ou preenchimento.
$A2 Somente a referência da coluna é corrigida. Não irá mudar durante um preenchimento ou cópia, mas a linha mudará.
A$2 Apenas a referência de linha é corrigida. Não irá mudar durante um preenchimento ou cópia, mas a coluna mudará. Se você selecionar toda ou parte de uma fórmula na fórmula, você pode pressionar F4 para rastrear a referência de intervalo entre os 4 estilos: 1 relativo e 3 absolutos.

Mesmo com um estilo de referência absoluto, o Excel ainda mudará as referências de linha e coluna quando você inserir uma linha ou coluna. Para ter uma referência de célula verdadeiramente absoluta, que não mudará em nenhuma circunstância, use a função INDIRETO. Por exemplo =INDIRETO ("A2") isso refere-se sempe à célula A2, independentemente de quaisquer alterações feitas na planilha. Isso funciona porque o Excel não interpreta a seqüência A2 - entre aspas, como um endereço. Em vez disso, ele trata como um texto simples e portanto, não o muda.

Um uso comum de misturar especificações de intervalo absoluto e intervalo relativo é criar um total em execução de uma coluna de número. Por exemplo, se você tiver dados nas células A2: A10, a fórmula =SOMA(A$2:A2) na célula B2 e preenchida para a célula B10 retornará o total em execução para os números na coluna A.


Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart