Referências Relativas e Absolutas em Fórmulas do Excel

O Microsoft Excel em todas as suas versões, aceita referências de células nos chamados intervalos absolutos e intervalos relativos. Veja a seguir, o que cada intervalo significa.O Microsoft Excel em todas as suas versões, aceita referências de células nos chamados intervalos absolutos e intervalos relativos. Veja a seguir, o que cada intervalo significa.

Intervalos Relativos.

Os intervalos relativos não usam o caractere de cifrão $. O caractere $ indica ao Excel que não deve incrementar a coluna e, ou a referência de linha, pois você pode preencher um intervalo com uma fórmula, ou ao copiar um intervalo. Isso significa, que a referência muda conforme você copia a fórmula. Por exemplo, A2 é um intervalo relativo, enquanto $A$2 é um intervalo absoluto.

Intervalos Absolutos.

Os intervalos absolutos são representados por um caractere $ antes da parte da coluna da referência e, ou da porção da linha da referência. Isso significa, que mesmo, que você copie as fórmulas, para outras células, a referência continua fixa na célula de origem inicial, certo? Nem tanto, se você usar $A2 a referência se altera de a cordo com a direção da fórmula, quando copiada. Veja a seguir.

  • Fazendo Testes.

Abra uma planilha de Excel e digite em B2: =A2, cole esta fórmula até B10, em seguida, preencha A2  com o número 1 e até 9 em A10. A referência aumentará em cada linha. Assim, a fórmula na linha 10 seria =A10 e consequentemente o valor seria 9. No entanto, se você inserir =$A$2 em uma célula e preencher, até A10, para seguir este exemplo, a referência do intervalo permanecerá $A$2. Isso não aumentará quando você preencher ou copiar uma coluna. Portanto, se você chegar até a célula A10 o resultado será o valor da primeira célula, A2, que é igual a 1 em nosso exemplo.

Existem três estilos absolutos:

Estilo de Referência Significado
$A$2 A referência da coluna e da linha é fixa. Nem será incrementado ou alterado durante uma operação de cópia ou preenchimento.
$A2 Somente a referência da coluna é corrigida. Não irá mudar durante um preenchimento ou cópia, mas a linha mudará.
A$2 Apenas a referência de linha é corrigida. Não irá mudar durante um preenchimento ou cópia, mas a coluna mudará. Se você selecionar toda ou parte de uma fórmula na fórmula, você pode pressionar F4 para rastrear a referência de intervalo entre os 4 estilos: 1 relativo e 3 absolutos.

Mesmo com um estilo de referência absoluto, o Excel ainda mudará as referências de linha e coluna quando você inserir uma linha ou coluna. Para ter uma referência de célula verdadeiramente absoluta, que não mudará em nenhuma circunstância, use a função INDIRETO. Por exemplo =INDIRETO ("A2") isso refere-se sempe à célula A2, independentemente de quaisquer alterações feitas na planilha. Isso funciona porque o Excel não interpreta a seqüência A2 - entre aspas, como um endereço. Em vez disso, ele trata como um texto simples e portanto, não o muda.

Um uso comum de misturar especificações de intervalo absoluto e intervalo relativo é criar um total em execução de uma coluna de número. Por exemplo, se você tiver dados nas células A2: A10, a fórmula =SOMA(A$2:A2) na célula B2 e preenchida para a célula B10 retornará o total em execução para os números na coluna A.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo