Planilha de Balanço Patrimonial Baixe Grátis

Desta vez eu editei um modelo de planilha de balanço patrimonial que encontrei no Office 365 e estou disponibilizando gratuitamente para os usuários de Tudo Excel. Quando se trata de compreender um negócio, existem poucas demonstrações financeiras mais importantes do que o balanço patrimonial.

O balanço patrimonial oferece uma visão crítica sobre a saúde de um negócio que pode ser usado por:

  • Potenciais investidores, que podem decidir se investem em uma empresa.
  • Os proprietários de empresas devem elaborar uma estratégia organizacional mais eficaz.
  • Os funcionários devem ajustar seus processos para melhor alcançar as metas organizacionais compartilhadas.

Independentemente de você ser proprietário de uma empresa, funcionário ou investidor, entender como ler e compreender as informações de um balanço patrimonial é uma habilidade essencial de contabilidade financeira.

Leia abaixo para entender o que é um balanço do patrimônio, mas antes você pode querer baixar este modelo de planilha muito legal e imprescindível para balanços.

Baixar planilha de balanço patrimonial

Planilha de Balanço Patrimonial Baixe Grátis
Uma planilha simples, mas é ótima para você usar em seu negócio. Baixe grátis!
Arquivo no formato .ZIP deve ser descompactado no seu computador.

Você pode usar a planilha que é muito fácil de preencher:

Primeiramente, cadastre as categorias na guia CATEGORIAS como no exemplo a seguir:

Categorias

Ativos correntes
Ativo permanente
Outros ativos
Passivo Circulante
Passivos de longo prazo
Patrimônio do proprietário
Mais... vá digitando o quanto precisa e a tabela vai copiando o formato.

Depois você precisa selecionar os tipos de ativos nas outras tabelas. Posicione o mouse sobre as células das colunas de TIPOS DE ATIVOS, nas tabelas RESUMO, ATIVOS e PASSIVOS.

A partir daí é só alimentar a Planilha de Balanço Patrimonial.

A coluna DESCRIÇÃO nas planilhas de Ativos e Passivos permite que você adicione a descrição para o tipo de ativo que você selecionar na coluna à esquerda. Defina isso.

NotaApague os dados já preenchidos como exemplo em partes das planilhas que não tenham fórmulas e comece a criar seu balanço do zero.

O que é um balanço patrimonial

Balanço é a demonstração financeira de uma empresa que inclui ativos, passivos, capital próprio, dívida total, etc. em um determinado momento. O balanço patrimonial inclui ativos de um lado e passivos do outro. Para que o balanço patrimonial reflita a imagem real, os dois itens (passivos e ativos) devem corresponder (ativos = passivos + patrimônio líquido).

Descrição: O balanço patrimonial é mais como um instantâneo da posição financeira de uma empresa em um determinado momento, geralmente calculado após cada trimestre, seis meses ou um ano. O balanço patrimonial tem duas rubricas principais - ativos e passivos.

Vamos entender cada um deles

O que são ativos? Ativos são os recursos ou coisas que a empresa possui. Eles podem ser divididos em ativos circulantes e não circulantes ou ativos de longo prazo.

Os passivos são dívidas ou obrigações de uma empresa. É o valor que a empresa deve aos seus credores. O passivo pode ser dividido em passivo circulante e passivo de longo prazo. Adicione isso na Planilha de Balanço Patrimonial.

Outra cabeça importante no balanço patrimonial é o patrimônio líquido ou do proprietário. Os ativos são iguais ao passivo total e patrimônio líquido. O patrimônio líquido é usado quando a empresa é uma empresa unipessoal e o patrimônio líquido é usado quando a empresa é uma corporação. Também é conhecido como valor contábil da empresa.

4 coisas que devem ser observadas em um balanço

1 - Índice de dívida

O balanço patrimonial apresenta um vislumbre de como a empresa está se saindo financeiramente. Um dos principais índices é o rácio da dívida, que é o rácio obtido pela comparação das dívidas totais com os ativos totais.

Mais precisamente, divida o passivo total pelo ativo total para obter uma porcentagem. Por exemplo, se uma empresa tem ativos de R$ 10.000 e dívidas de R$ 6.000, o índice de endividamento é de 60% ($ 6.000 ÷ $ 10.000).

Se seus ativos podem cobrir suas dívidas, tudo bem, mas não é aconselhável ter dívidas demais em comparação com os ativos da empresa. Quanto maior o percentual do índice de endividamento, mais a empresa está alavancada. Isso pode apresentar problemas quando uma empresa está muito alavancada. O índice de endividamento aceitável varia de acordo com a atuação. Procure o botão para baixar a Planilha de Balanço Patrimonial.

2 - Patrimônio líquido do proprietário

Em termos gerais, o patrimônio líquido é essencialmente o que sobraria para os proprietários dos ativos da empresa após o pagamento de todos os passivos. É o que você investiu no negócio.

  • Para uma empresa individual, o patrimônio líquido representa o investimento do proprietário no negócio (dinheiro e propriedade colocados no negócio), menos quaisquer retiradas.
  • Para uma corporação, o patrimônio líquido é denominado patrimônio líquido. Em geral, representa o valor das ações corporativas e os lucros retidos (valores não distribuídos). Existem alguns outros ajustes que podem ser feitos.

A comparação do patrimônio líquido de um período com o outro mostra como está o desempenho do seu investimento. Se o patrimônio líquido diminuir, você precisará revisar o que está acontecendo e fazer alterações.

Talvez você precise pagar dívidas e reduzir passivos relatados no balanço patrimonial. Se o patrimônio líquido está aumentando, isso é bom.

3 - Quem olha o balanço patrimonial

Conforme afirmado anteriormente, o balanço patrimonial é uma pista importante para o proprietário de uma empresa sobre o desempenho de sua empresa. Mas os proprietários não são as únicas pessoas olhando para o balanço:

  • Os credores costumam olhar para esta demonstração financeira.
  • Os investidores estão sempre de olho no balanço.
  • E quando você coloca a empresa à venda, os compradores também consultam o balanço patrimonial para ajudar a avaliar a posição financeira da empresa.

4 - O balanço e relatórios fiscais

Este balanço compara os itens do início do ano com os itens do final do ano. O IR deseja verificar se o balanço patrimonial incluído no Formulário adequado está de acordo com os livros e registros da corporação. Existem empresas pequenas são obrigadas a preencher o balanço patrimonial na declaração de impostos.

Palavras Finais

Você não precisa ser um contador com números para criar um balanço patrimonial para sua empresa. Na verdade, seu produto de contabilidade pode preparar um para você automaticamente com base nas informações fornecidas. Mas, o recomendado ainda é contratar um contador. Aqui no Brasil a legislação é um pouco complexa para os não contadores entenderem. Baixe a Planilha de Balanço Patrimonial, alimente-a corretamente e tudo dará certo!

Compre Aqui o seu pacote do Microsoft 365 - com Excel, Word, PowerPoint e outros programas.
Escolha sua versão: Microsoft 365 Family, Microsoft 365 Personal, Office 365 Home, ou Office Professional Plus 2021.


Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

1 Comentário
  1. eu estava procurando uma planilha como esta. Muito obrigado pessoal do tudoexcel.

    parabéns...

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo