Como somar as horas na planilha ou calcular horários e datas

Com apenas algumas fórmulas simples você pode somar as horas na planilha ou calcular horários e datas no Excel. Depois de muitas solicitações e comentários, eu estou fazendo esta postagem para facilitar a soma do tempo entre dois ou mais intervalos.

O Excel tem várias fórmulas que permitem contar o tempo entre duas datas e também entre intervalos de horas, minutos e segundos. Você pode especificar que deseja contar a diferença em horas adicionando um especificador de tempo à sua fórmula ou alterando o formato da célula em sua planilha. Melhor é formatar as células específicas com o formato data, ou hora, para você se lembrar o que elas significam.

O Excel permite que você aplique sua fórmula a várias células simultaneamente clicando no canto da célula de fórmula primária e arrastando-a com o mouse. Contanto que você tenha uma hora de início e uma hora de término, o Excel poderá contar as horas entre elas.

Vamos ver como calcular horas de trabalho, dias e horários diversos.

Como calcular a quantidade de horas em um intervalo na planilha de Excel?

A primeira parte deste tutorial é saber quantas horas corresponde a um intervalo de células. Serve, por exemplo, para obter o total de horas trabalhadas em uma semana.

A fórmula usada para obter o resultado é: =SOMA(H7:H11)

Carca horária por dia somar horas na planilha de Excel

Segunda-feira 03:00
Terça-feira 04:00
Quarta-feira 02:50
Quinta-feira 03:30
Sexta-feira 04:00
Total de horas 17:20

Esse cálculo pode ser feito por dias da semana, para cada pessoa, ou qualquer outro evento que estiver na planilha. Até aqui, somamos o total de horas, mas agora vamos somar quantas horas entre o início e o fim de um evento.

Somar as horas na planilha em um intervalo de células

Este exemplo também é fácil de fazer. Digamos que você queira saber quanto durou um trabalho ou evento que começou as 06:30 e terminou as 16:00. Tudo que precisa fazer é somar o "fim" menos o "início". Veja o exemplo na tabela a seguir.

Evento Início Fim Qtde de Horas
Teste 06:30 16:00 09:30
Teste 1
A função usada foi soma e subtrai o fim pelo início
=soma(C2-B2)

No exemplo acima o resultado foi de 9 horas e 30 minutos.

Somar o intervalo de dias com a função MOD

Agora vamos somar um intervalo de datas para achar a quantidade de dias. Nós já tivemos dois exemplos que acharam a quantidade de horas em um intervalo e a soma de todas as horas.

Na tabela a seguir tem o exemplo das fórmulas que podemos usar para encontrar a soma dos dias.

Calcular a quantidade de dias em um intervalo de datas
Resultados Data inicial Data final
4,17 10/1/22 3:00 AM 14/1/22 7:00 AM
=MOD(C9;B9)
Resultado com soma
4,17 4,166666667
=SOMA(A9*24)/24 =SOMA(C9-B9)

Para ter mais praticidade, use a função MOD para somar o tempo quando o total exceder 24 horas, mas a função SOMA também resolve. Tudo que você deve fazer é formatar as referências como DATA e os resultados como GERAL.

Confira Estas Planilhas de Excel
Lista de todas as planilhas do site. Confira estas planilhas Premium. Pacote de planilhas de Excel com 17. A melhor opção!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Custo de Obras para construção e reformas de imóveis. Mais vendida! Planilha de Cotação de Preços. Economize dinheiro comprando mais barato!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes
Planilha de Orçamento de Obras 2.0. Exatamente o que você precisa para fazer o controle da obra. Planilhas de Controle de Estoque e Vendas. Ótima recomendação para estoques!
Ver Mais Detalhes Ver Mais Detalhes

Edivaldo

Edivaldo

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tudo Excel
Logo
Shopping cart