Planilha de Lucros e Perdas Baixe o Modelo Grátis

Uma planilha de lucros e perdas, também conhecida como demonstração de resultados ou demonstrativo de resultados, é uma ferramenta contábil usada para calcular e apresentar a receita, os custos e as despesas de uma empresa durante um período específico, geralmente um ano fiscal. Ela é usada para avaliar o desempenho financeiro e a rentabilidade da empresa.

Planilha de Lucros e Perdas Baixe o Modelo Grátis

A estrutura básica de uma planilha de lucros e perdas geralmente inclui as seguintes seções:

  1. Receita: Esta seção mostra as vendas ou o faturamento da empresa durante o período em análise. Pode ser dividida em categorias, como vendas de produtos ou serviços específicos.
  2. Custos dos produtos vendidos: Aqui são registrados os custos diretos relacionados à produção ou fornecimento dos produtos ou serviços vendidos. Isso pode incluir custo de matéria-prima, mão de obra direta e outros custos variáveis.
  3. Despesas operacionais: Essa seção engloba todas as despesas relacionadas às operações diárias da empresa, como aluguel, salários e honorários, despesas de marketing, serviços públicos, entre outros.
  4. Despesas não operacionais: São as despesas que não estão diretamente relacionadas às atividades principais da empresa, como juros sobre dívidas ou perdas cambiais.
  5. Lucro ou prejuízo operacional: É o resultado obtido após deduzir os custos dos produtos vendidos e as despesas operacionais da receita. Indica a lucratividade ou a perda gerada pelas operações principais da empresa.
  6. Outras receitas e despesas: Essa seção inclui itens não recorrentes ou extraordinários, como ganhos ou perdas de investimentos, receitas não operacionais ou despesas incomuns.
  7. Lucro ou prejuízo antes dos impostos: É o resultado obtido após a inclusão de outras receitas e despesas no lucro ou prejuízo operacional.
  8. Impostos sobre o lucro: Aqui são registrados os impostos devidos sobre o lucro antes dos impostos.
  9. Lucro líquido ou prejuízo: É o resultado final após a dedução dos impostos sobre o lucro do lucro antes dos impostos. Representa o lucro ou prejuízo líquido da empresa durante o período em análise.

Essa é apenas uma estrutura básica e os detalhes podem variar de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. O modelo de planilha de lucros e perdas está pronto para ser usado em Excel. No entanto, como as fórmulas são básicas pode ser que funcione também no Google Planilha e OpenOffice Calc que ajuda você a preparar sua demonstração de resultados em minutos.

Além disso, permite resumir as receitas, custos e despesas que uma empresa incorre em um período especificado. Normalmente, as empresas preparam esta declaração trimestral e anualmente, e às vezes até mensalmente.

Baixe a planilha de lucros e perdas

O que é uma conta de lucros e perdas?

A Conta de Lucros e Perdas é a primeira demonstração financeira preparada antes da elaboração do Balanço. Também é conhecida como conta P&L ou Demonstração de Resultados.

A Demonstração de Resultados fornece um resumo completo das receitas geradas e das despesas incorridas por uma empresa, o que, por sua vez, fornece uma visão das finanças de uma empresa. Isso nos ajuda a definir se a empresa está tendo lucros ou perdas.

Em termos simples, a demonstração de resultados fornece uma visão detalhada da saúde financeira de uma empresa durante o ano contábil.

Métodos para preparar a conta de lucros e perdas

Você pode preparar a Conta de Lucros e Perdas ou Demonstração de Resultados por dois métodos:

  1. Declaração de Etapa Única
  2. Declaração de várias etapas.

1) Declaração de Etapa Única

Geralmente, as pequenas empresas preparam a Demonstração de Resultados usando a Demonstração de Etapa Única. É um método simples e amplamente utilizado.

Nesse método, basta pegar o valor total das receitas e subtraí-las das despesas totais para encontrar o ganho ou perda de qualquer negócio.

A fórmula para calcular Lucro/Perda pelo método de etapa única é a seguinte:

  • Receita Líquida – Despesas Totais = Lucro ou Prejuízo Líquido.

2) Método de várias etapas

Empresas de grande volume usam um método Multi-Step. Para preparar esta declaração, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Calcule o lucro bruto.
  • Faça um total de despesas operacionais.
  • Deduza-os do lucro bruto.
  • Você obterá a renda das atividades operacionais.
  • Deduza as despesas das receitas das operações. Este é o seu Lucro Antes de Investimentos e Impostos.
  • O passo final é deduzir os impostos.
  • Isso fornece o lucro/prejuízo líquido do período.

A fórmula para calcular o Lucro/Perda pelo Método de Múltiplas Etapas é a seguinte:

Receitas – Despesas – Impostos = Lucro ou Perda Líquido

Onde temos os seguintes exemplos:

Receitas = Receita de Vendas + Receitas de Aluguel + Receita de Serviços + Receita de Juros + Outras Receitas

Despesas = Todas as despesas operacionais + Custo dos produtos vendidos + Pesquisa e Desenvolvimento + Salários e Vencimentos + Software + Viagens + Utilitários + Hospedagem de Sites e Domínios + Outras Despesas.

Finalidade da preparação da Planilha de Lucros e Perdas

  • Ele fornece uma breve compreensão da saúde financeira de uma empresa.
  • Ajuda a projetar receitas.
  • Despesas Previstas.
  • Compare o desempenho real com a projeção.
  • Manter provisões e reservas em função da saúde financeira da empresa.
  • Modelo de Conta de Lucros e Perdas

Criamos um modelo de conta de lucros e perdas fácil de usar, agrupando todas as receitas e despesas com fórmulas predefinidas. Basta inserir os respectivos valores nas células e ele calculará automaticamente o lucro ou prejuízo da sua empresa.

Este modelo pode ser útil para empresas de todos os tamanhos. Pode ser útil para profissionais de contabilidade, supervisores de auditoria, gerentes de contas, etc.

Você pode usar este modelo para preparar as Demonstrações Lucros e Perdas mensais e anuais da sua empresa.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida, escreva seu comentário abaixo:

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo