Como Proteger Células de uma Planilha no Excel

O bloqueio ou a proteção de células torna uma planilha mais segura quando se tem dados importantes. Para proteger células de uma planilha, ou então, um intervalo que contêm dados sensíveis, você pode usar senha ou bloquear sem a proteção da senha.

É recomendável que você fique atento e anote a senha em algum lugar, para fazer a proteção, se este for ocaso. Proteger uma planilha, ou parte dela, para que outras pessoas não possam alterar o conteúdo, pode ser a forma mais perspicaz.

Proteger células de uma planilha

As vezes quando fazemos uma planilha; principalmente quando inserimos fórmulas; é necessário proteger parte algumas partes, ou intervalos de células. E por que devemos fazer isso? Exatamente, para que determinadas células, ou linhas, ou colunas, não sejam alteradas. Então vamos mostrar como proteger parte da planilha, bloqueando algumas células de sua preferência.

Como Proteger um Intervalo de Células da Planilha

Selecionar Toda a Planilha

Embora seja possível proteger toda a planilha, ou a pasta de trabalho com uma senha, nosso foco é adicionar proteção em apenas em um intervalo de células.

Além de bloquear um intervalo de células, também é possível ocultá-lo para que as fórmulas não sejam exibidas na barra de fórmulas. Primeiro vamos ver como bloquear e, logo depois, veremos como ocultar.

Se você quiser a maioria das células bloqueadas

Bloquear a maioria das células na planilha, é uma opção mais agradável para o usuário, porque não será necessário desbloquear a planilha inteira sempre que for editar. Então, siga estas etapas:

1 - Clique sobre as junções das linhas e colunas na planilha, para selecionar a planilha inteira.

2 - Clique na faixa de opções Página Inicial, depois escolha Formatar no grupo Células. Quando abrir a caixa de diálogo selecione a guia Proteção. Nesta guia, se a opção Bloqueadas não estiver totalmente ativada, ative-a e clique em OK.

Células Bloqueadas

3 - Selecione as células que você deseja que permaneçam desprotegidas. Para selecionar células; não contíguas e não adjacentes, mantenha pressionada a tecla CTRL e clique nas células que devem permanecer desprotegidas.

Selecionar Intervalos de Células

4 - Em versões do Excel anteriores ao 2007, no menu Formatar, clique em células e, em seguida, clique na guia proteção. Já o Excel 2007 ou posterior, mostra a caixa de diálogo Formatar Células clicando no botão de expansão na parte inferior direita da seção fonte da faixa Home. Então, clique em Guia de proteção.

Se você tem o Excel 2016 ou posterior, vá para Página Inicial e, logo depois, clique em Formatar no grupo Células, como no passo anterior.

5 - Clique para desmarcar a caixa de seleção bloqueado e clique em OK. Isso vai desbloquear as células selecionadas.

Marcar a opção desbloquear células

6 - Clique na Guia Revisão, depois clique em Proteger Planilha.

Proteger planilha com senha

7 - Entre com uma senha. Repita a senha. Ou apenas clique em OK se não quer adicionar uma senha.

Sua planilha, ou parte dela deve estar protegida agora

EXCEL ANTERIORES AO 2007

Em versões do Excel anteriores ao 2007, no menu Ferramentas , aponte para Proteção e, em seguida, clique em Proteger planilha. No Excel 2007 ou posterior, clique na guia revisão e clique em Proteger planilha. Digite uma senha se desejar uma e, em seguida, clique em OK.

EXCEL 2016 +

Para o Excel 2016, vá na guia Revisão e localize o botão Proteger Planilha, no grupo Proteger.

Conteúdo Similar
Proteger Pasta de Trabalho com Excel 2016Ocultar e Proteger Fórmulas da PlanilhaProteger com Senha Elementos de uma Planilha

Se você quiser a maioria das células desbloqueadas

Para deixar a maioria das células na planilha desbloqueadas, siga os mesmos passos mencionados anteriormente, revertendo as seleções. Exemplo: se você selecionar toda a planilha, desmarque a caixa Bloqueadas, na guia Proteção, em Formatar Células.

Agora você pode selecionar a célula, ou um grupo de células e fazer o mesmo processo, ativando a opção Bloqueadas. Isso irá bloquear apenas as células selecionadas.

Da mesma forma, vá para Revisão, localize a opção Proteger Planilha e defina uma senha para parte da planilha. Você pode escolher os eventos, que poderão ser feitos pelo usuário da planilha como: Selecionar células bloqueadas, selecionar células desbloqueadas, formatar células, etc.

Na próxima caixa de diálogo repita a senha e anote em uma agenda, para poder desproteger a planilha, quando necessário. Você também pode proteger a planilha, ou parte da planilha sem a inserção de senha. Basta clicar em OK, com o campo de senha vazio. Compre um Livro de Excel!



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre as Melhores Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar: Melhor Preço

Condira os Preços

Notebook DELL: Melhor Preço

Confira os Preços

Celular Xiaomi: Melhor Preço

Confira os Preços

Notebook Lenovo: Compre Agora

Confira Os Preços

Celular Samsung: Melhor preço

Confira os Preços

Melhor Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Ventilador de Coluna: Compre Agora

Confira os Preços

Perfumes Femininos Importados

Confira os Preços

Perfumes Masculinos Importados

Confira os Preços

Melhores Fogões a Gás

Confira os Preços

Melhores Smart TV: Compre Agora

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

1 Comentário
  1. Parabéns foi muito válido para mim suas explicações. Muito obrigado.

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo