Proteger células de uma planilha

Para proteger células de uma planilha, você deve ficar atento e anotar em algum lugar, a senha que foi definida, para fazer a proteção. Proteger uma planilha, ou parte dela, para que outras pessoas não possam alterar o conteúdo.

As vezes quando fazemos uma planilha; principalmente quando inserimos fórmulas; é necessário proteger parte dessa planilha. E por que devemos fazer isso? Exatamente, para que determinadas células, ou linhas, ou colunas, não sejam alteradas. Então vamos mostrar  como proteger parte da planilha, bloqueando algumas células de sua preferência.

Como proteger células de uma planilha

Embora seja possível proteger com senha, toda a planilha, ou a pasta de trabalho, nosso foco é adicionar proteção em apenas parte de uma planilha.

Se você quiser a maioria das células bloqueadas.

Para bloquear a maioria das células na planilha, siga estas etapas:

1 - Clique sobre as junções das linhas e colunas na planilha, para selecionar a planilha inteira.

2 - Clique na faixa de opções Página Inicial, depois escolha Formatar no grupo Células. Quando abrir a caixa de diálogo selecione a guia Proteção. Nesta guia, se a opção Bloqueadas não estiver totalmente ativada, ative-a e clique em OK.

Células Bloqueadas

3 - Selecione as células que você deseja que permaneçam desprotegidasPara selecionar células (não-contíguas) não-adjacentes, mantenha pressionada a tecla CTRL e clique nas células que devem permanecer desprotegidas.

4 - Em versões do Excel anteriores ao 2007, no menu Formatar , clique em células e em seguida, clique na guia proteção. No Excel 2007 ou posterior, mostre a caixa de diálogo Formatar Células clicando no botão de expansão na parte inferior direita da seção fonte da faixa Home e, em seguida, clique em Guia de proteção .

Já no Excel 2016, vá para Página Inicial e logo depois clique em Formatar no grupo Células, como no passo anterior.

5 - Clique para desmarcar a caixa de seleção bloqueado e clique em OK. Isso vai desbloquear as células selecionadas.

6 - Em versões do Excel anteriores ao 2007, no menu Ferramentas , aponte para Proteção e, em seguida, clique em Proteger planilhaNo Excel 2007 ou posterior, clique na guia revisão e clique em Proteger planilhaDigite uma senha se desejar uma e, em seguida, clique em OK.

Para o Excel 2016, vá na guia Revisão e localize o botão Proteger Planilha, no grupo Proteger.

Se você quiser a maioria das células desbloqueadas

Para deixar a maioria das células na planilha desbloqueadas, siga os mesmos passos mencionados anteriormente, revertendo as seleções. Exemplo: se você selecionar toda a planilha, desmarque a caixa Bloqueadas, na guia Proteção, em Formatar Células.

Agora você pode selecionar a célula, ou um grupo de células e fazer o mesmo processo, ativando a opção Bloqueadas. Isso irá bloquear apenas as células selecionadas.

Da mesma forma, vá para Revisão, localize a opção Proteger Planilha e defina uma senha para parte da planilha. Você pode escolher os eventos, que poderão ser feitos pelo usuário da planilha como: Selecionar células bloqueadas, selecionar células desbloqueadas, formatar células, etc.

Na próxima caixa de diálogo repita a senha e anote em uma agenda, para poder desproteger a planilha, quando necessário. Você também pode proteger a planilha, ou parte da planilha sem a inserção de senha. Basta clicar em OK, com o campo de senha vazio.


Deixe um comentário

avatar
1000
  Subscribe  
Notify of