Função TIPO do Excel como usar

Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TIPO no Microsoft Excel. Retorna o tipo de valor. Use TIPO quando o comportamento de outra função depender do tipo de valor de uma determinada célula.

Sintaxe da Função TIPO

TIPO(valor)

A sintaxe da função TIPO tem os seguintes argumentos:

Valor - é obrigatório e pode ser qualquer valor do Microsoft Excel, como um número, texto, valor lógico e assim por diante.

Compare com a tabela a seguir:

Se o valor for TIPO retornará
Número 1
Texto 2
Valor lógico 4
Valor de erro 16
Matriz 64
Comentários

Exemplo da função TIPO

Para ver um exemplo funcionando na prática, copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel.

Talvez você tenha que ajustar as linhas e colunas, para mostrar os dados corretamente. Também pode ser necessário excluir o apóstrofo, se existir antes do sinal de igual ( '= ).

Função TIPO
Dados
Barcelona
Fórmula Descrição Resultado
=TIPO(A3) Retorna o tipo do valor em A3. O tipo de Texto é indicado por 2. 2
=TIPO("Sr. Pedro"&A3) Retorna o tipo de "Sr. Pedro, que é Texto. 2
=TIPO(2+A3) Retorna o tipo da fórmula em C6, que retorna 16, o tipo para a mensagem de erro #VALOR! A mensagem de erro #VALOR! é mostrada em C7. 16
=(2+A3) O valor do erro retornado pela fórmula =(2+A2), que é usado em C2. #VALOR!
=TIPO({1,2;3,4}) Retorna o tipo de uma constante de matriz, que é 64. 64

Comentários da função TIPO do Excel

TIPO é mais útil quando você está usando funções que podem aceitar diferentes tipos de dados, como ARGUMENTO e ENTRADA. Use TIPO para descobrir que tipo de dados foi retornado por uma função ou fórmula.

Você não pode usar TIPO para determinar se uma célula contém uma fórmula. TIPO determina apenas o tipo do valor resultante, ou exibido. Se o valor for uma referência de célula para uma célula que contém uma fórmula, TIPO retornará o TIPO do valor resultante da fórmula.

Deixe um comentário

avatar
1000
  Subscribe  
Notify of