Função CUPDIAS do Excel

A função CUPDIAS Retorna o número de dias no período de cupom, que contém a data de quitação. Nesta postagem vamos descrever a sintaxe da fórmula e o uso da função CUPDIAS no Microsoft Excel, para a versão 2016, mas pode ser usada em versões anteriores.

Sintaxe

CUPDIAS(liquidação, vencimento, frequência, [base])

Nota: As datas devem ser inseridas usando a função DATA, ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use =DATA(2016;6;18) para 18 de Junho de 2017. Fique atento para problemas que podem ocorrer, se as datas inseridas estiverem com o formato TEXTO.

A sintaxe da função CUPDIAS tem os seguintes argumentos:

Liquidação - data de liquidação do título. A data de liquidação do título é a data após a data de emissão em que o título foi negociado com o cliente. Este item é obrigatório na função.

Vencimento - é a data de vencimento do título. Este item também é obrigatório.

Frequência - é o número de pagamentos de cupom por ano. Por exemplo: se o pagamento for anual, a frequência é igual a 1. Se o pagamento for semestral, a frequência é igual a 2. Para pagamento trimestral, frequência igual a 4 e assim por diante.

Base - é o tipo de base de contagem diária a ser usado. Este é opcional.

Copie a tabela a seguir e cole na sua pasta de trabalho do Excel na célula A1. Na célula que tem a palavra resultado, limpe e cole a função =CUPDIAS(A2;A3;A4;A5) e se aparecer um apóstrofo, antes do sinal de = (igual) exclua-o, para que a função funcione.

DadosDescrição
15/06/2016Data de liquidação
15/06/2017Data de vencimento
2Cupom semestral - ver detalhes a seguir
1Real/base real - ver detalhes a seguir
Total de DiasResultado

Dados do MS Office: o Microsoft Excel armazena datas como números de série sequenciais para que elas possam ser usadas em cálculos. Por padrão, 1 de janeiro de 1900 é o número de série 1, enquanto 1 de janeiro de 2008 é o número de série 39448 porque está a 39.448 dias depois de 1 de janeiro de 1900.

Mais observações:

A data de liquidação, como já dissemos acima, é a data em que um cliente compra um cupom, como um título, por exemplo. Esta data pode ser diferente da data de emissão.

Exemplo: Imagine, que você vai comprar no dia 15 de Julho de 2010, um título de 10 anos, que foi emitido em 15 de janeiro de 2010.

A data de emissão é 15/01/2010

A data de liquidação é 15/07/2010

A data de vencimento é a data em que o cupom expira. Então seu cupom tem esta data fixada em 15/01/2020.

Veja também: todos os argumentos são truncados para inteiros.

  • Se liquidação ou vencimento não for uma data válida, CUPDIAS retornará o valor de erro #VALOR!.
  • Se frequência for qualquer número diferente de 1, 2 ou 4, CUPDIAS retornará o valor de erro #NÚM!.
  • Se base < 0 ou se base > 4, CUPDIAS retornará o valor de erro #NÚM!.
  • Se liquidação vencimento, CUPDIAS retornará o valor de erro #NÚM!.
Dê um Like ❱❱0

Dê um Like ❱❱0

Edivaldo. Louco por funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo. Eu amo fazer isso e quero compartilhar com você!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe um Comentário

      Tudo Excel
      Logo
      Registrar Nova Conta
      Redefinir Senha