Criando Cenários em uma Planilha de Dados

Cenários permitem que você substitua valores para várias células em até 32 células ao mesmo tempo. Você pode criar tantos cenários quanto desejar e em seguida, compará-los sem alterar os valores manualmente. No exemplo abaixo, estamos usando cenários para comparar valores de custo e lucro em um pequeno negócio.

Suponha, que você está fazendo um projeto, para um pequeno negócio e tem três cenários para definir. Nele você tem custo com mercadorias, custo com serviços e impostos. Sua receita bruta é de: R$ 22000,00

Vamos começar mostrando o pior cenário.

Já sabe sua receita, então o custo com mercadorias é R$ 11000,00. O custo com serviços é R$ 5000,00 e o imposto é de R$ 3000,00

Você pode montar uma tabela, como na imagem a seguir, começando com os dados na célula B3:

  1. Sua receita bruta ficará na célula B3. Você pode alterar sua receita bruta, os custos e o imposto.
  2. Neste exemplo, as células B7 e B8, tem a fórmula soma que altera automaticamente.
  3. Então na célula B7 digite =soma(b4:b4) para encontrar o total de custos.
  4. Digite =B3-B7 na célula B8, para encontrar o Lucro

Os valores do seu exemplo, devem corresponder ao valores da imagem acima, se você seguir corretamente nosso exemplo.

Agora vamos montar os cenários.

  • Na guia Dados, na faixa de opções do Excel, procure pelo grupo Previsão, procure pelo botão Teste de Hipótese, clique sobre ele e depois clique em Gerenciador de Cenários, na lista suspensa.
  • Quando abrir o gerenciador de cenários, clique em Adicionar

No exemplo, nós já criamos três cenários e você pode acompanhar este exemplo.

  • Depois de ter clicado em Adicionar, dê um nome para seu cenário. Nós denominamos Cenário Ruim, como o primeiro cenário a ser criado.

No exemplo as células variáveis são B3, B4, B5 e B6. Portanto serão vinculadas ao campo Células variáveis do cenário.

  • Clique em OK, para ver os valores na nova caixa de diálogo, do cenário, que se abrirá.

 

  • Se os valores do cenário estiverem de acordo, com o cenário que deseja criar, clique em OK. Caso contrário edite os valores. e clique em OK.
  • Logo, em seguida vai abrir uma caixa de diálogo, com o nome do cenário. Clique em Adicionar, para adicionar outro cenário.
  • Dê um nome para o seu segundo cenário.
  • Veja se as células variáveis estão de acordo com a tabela. Caso contrário ajuste-as.
  • Clique em OK.
  • Em seguida, quando abrir a caixa de diálogo Valores de cenário, altere os valores, para criar seu segundo cenário. Clique em OK.
  • Quando a caixa de Gerenciador de cenário se abrir, você selecione o cenário, pelo nome, que você deu e clique em Mostrar.

Veja, que os valores da tabela com cenários definidos, foram alterados.

Repita todos estes passos para criar novos cenários.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

Escreva comentários, perguntas, ou sugestões:

Escreva seu Comentário

Tudo Excel
Logo