Organizar dados em uma Estrutura de Tópicos na planilha

por Tudo Excel | segunda-feira, set 26, 2016 | 927 acessos

Esta dica é interessante, para agrupar dados em uma estrutura e facilitar a localização de linhas, ou de colunas, ou para revelar dados de detalhe de cada grupo.. Se, você tem uma lista de dados e deseja agrupá-la e resumi-la, pode criar uma estrutura de tópicos de até oito níveis, um para cada grupo. Cada nível interno, representado por um número mais alto nos símbolos de estrutura de tópicos, exibe área de detalhes do nível externo precedente, representado por um número mais baixo nos símbolos da estrutura de tópicos.

Imagem ilustrativa.

planilha-excel-estrutura-de-dados

1. para exibir linhas de um nível, clique os símbolos de estrutura de tópicos apropriados um dois três .

2. O Nível 1 contém o total de vendas para todas as linhas de detalhes.

3. O Nível 2 contém o total de vendas para cada mês em cada região.

4. O Nível 3 contém linhas de detalhes — neste caso, linhas 11 a 13.

5. Para expandir ou recolher dados em sua estrutura de tópicos, clique nos símbolos de estrutura de tópicos mais e menos .

Criar uma estrutura de tópicos de linhas

  1. Verifique se cada coluna dos dados que você deseja organizar em tópicos tem um rótulo na primeira linha, contém informações similares em cada coluna e se o intervalo não tem linhas ou colunas vazias.
  2. Verifique se suas linhas de detalhes também têm uma linha de resumo — um subtotal. Siga um destes procedimentos:Insira linhas de resumo usando o comando Subtotal
    • Use o comando Subtotal, que insere a função SUBTOTAL imediatamente abaixo ou acima de cada grupo de linhas de detalhes e cria automaticamente a estrutura de tópicos para você. Para obter mais informações sobre o uso da função Subtotal, consulte Função SUBTOTAL.Insira suas próprias linhas de resumo
    • Insira suas próprias linhas de resumo com fórmulas imediatamente abaixo ou acima de cada grupo de linhas de detalhes. Por exemplo, abaixo (ou acima) das linhas de dados de vendas de março e abril, use a função SOMA para calcular o subtotal das vendas desses meses. A tabela mais adiante neste tópico mostra um exemplo disso.
  3. Especifique se as linhas de resumo estão localizadas abaixo ou acima das linhas de detalhes. Na guia Dados, no grupoEstrutura de Tópicos, clique no iniciador de caixa de diálogo Estrutura de Tópicos.

topicoss-excel

  1. Se suas linhas de resumo estiverem acima das suas linhas de detalhes, desmarque a caixa de seleção Linhas de resumo abaixo do detalhe. Ou deixe a caixa de seleção inalterada.
  2. Organize os dados em tópicos. Siga um destes procedimentos:Organizar os dados em tópicos automaticamente
    1. Se necessário, selecione uma célula no intervalo de células a ser organizado em tópicos.
    2. Na guia Dados, no grupo Estrutura de Tópicos, clique na seta em Agrupar e clique em AutoTópicos

 

 

 

 

Talvez você queira ler também:
 

Deixe um Comentário