Habilitar ou Desabilitar Macros no Excel

Macros são recursos usados para automatizar as tarefas realizadas com mais frequência. Muitas delas são criadas com o VBA e gravadas por desenvolvedores de software.

No entanto, algumas macros podem representar um possível risco de segurança. Um usuário mal-intencionado pode introduzir uma macro perigosa, em documentos ou arquivos, capaz de espalhar vírus no computador.

Habilitar ou desabilitar macros com a Central de Confiabilidade

As configurações de segurança de macros estão localizadas na Central de Confiabilidade. Entretanto, se você trabalha em uma organização, é possível que o administrador do sistema tenha alterado a configuração padrão, o que o impedirá de alterar qualquer configuração.

OBSERVAÇÃO : Quando você altera as configurações de macro na Central de Confiabilidade, elas são alteradas apenas para o programa do Office usado no momento. As configurações de macro não são alteradas para todos os programas do Office.

Habilitar ou Desabilitar Macros no Excel

  1. Clique no Botão do Microsoft Office imagem do botão office e em Opções do Excel.
  2. Clique em Central de Confiabilidade, clique em Configurações da Central de Confiabilidade e, em seguida, clique em Configurações de Macro.
  3. Clique nas opções desejadas:

habilitar-macros

  • Desabilitar todas as macros sem notificação Clique nesta opção se não confiar em macros. Todas as macros existentes nos documentos e alertas de segurança sobre macros serão desabilitadas. Se houver documentos com macros não assinadas e não confiáveis, você poderá transferi-los para um local confiável. Os documentos mantidos nesse local poderão ser executados sem precisarem ser verificados pelo sistema de segurança da Central de Confiabilidade.
  • Desabilitar todas as macros com notificação Esta é a configuração padrão. Clique nesta opção se desejar desabilitar as macros e receber alertas de segurança caso seja detectada alguma macro. Dessa forma, você poderá decidir quando habilitar essas macros individualmente.
  • Desabilitar todas as macros, exceto as digitalmente assinadas Esta configuração é igual à opção Desabilitar todas as macros com notificação. A única diferença é que, se a macro for assinada digitalmente por um editor confiável, ela poderá ser executada se você confiar no editor; caso contrário, você será notificado. Portanto, você pode optar entre habilitar essas macros assinadas ou confiar no editor. Todas as macros não assinadas são desabilitadas sem notificação.
  • Habilitar todas as macros - não recomendável; códigos possivelmente perigosos podem ser executados. Clique nesta opção para permitir a execução de todas as macros. Esta configuração não é recomendável, pois torna o computador vulnerável a códigos possivelmente mal-intencionados.
  • Confiar no acesso ao modelo de objeto do projeto do VBA Essa configuração serve para desenvolvedores e é usada para bloquear deliberadamente ou para permitir o acesso programático ao modelo de objetos do VBA a partir de qualquer cliente de automação. Em outras palavras, ela fornece uma opção de segurança para o código que é gravado para automatizar um programa do Office e manipular programaticamente o ambiente e o modelo de objetos do Microsoft VBA - Visual Basic for Applications. Trata-se de uma configuração por usuário e aplicativo que nega o acesso por padrão. Essa opção de segurança torna mais difícil para programas não autorizados criarem um código de auto-replicação que possa prejudicar os sistemas dos usuários finais. Para que qualquer cliente de automação possa acessar o modelo de objetos do VBA programaticamente, o usuário que executa o código deve conceder acesso explicitamente. Para ativar o acesso, marque a caixa de diálogo.

DICA: Abra a caixa de diálogo de configurações de segurança de macro na guia Desenvolvedor da Faixa de Opções, que faz parte da Interface de usuário do Microsoft Office Fluent. Caso a guia Desenvolvedor não esteja disponível, clique no Botão do Microsoft Office imagem do botão office e em Opções do Excel. Clique em Popular e marque a caixa de seleção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.



Confira Estes Produtos Que Eu Recomendo

Compre Planilhas de Excel

Confira os Preços

Climatizador de Ar

Condira os Preços

Notebook DELL Inspiron

Confira os Preços

Celular da Marca Xiaomi

Confira os Preços

Notebook Lenovo IdeaPad

Confira Os Preços

Smartphone Samsung Galaxy

Confira os Preços

Aspirador de Pó Robô

Confira os Preços

Os Melhores Ventiladores

Confira os Preços

Notebook Gamer

Confira os Preços

Materiais para Escritórios

Confira os Preços

Impressora Multifuncional de Tinta

Confira os Preços

Smart TV Samsung de 32 a 70

Confira os Preços

Tags:

Edivaldo
Edivaldo

Edivaldo. Analista de funções e fórmulas de Excel, adoro fazer planilhas e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. Seja bem-vindo ao tudo Excel, onde você aprende de graça e tira suas dúvidas.

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Respostas
    Roberto G Barreiro 09/10/2017 as 16:43

    Segui todos os procedimentos mas continua a mensagem "As macros neste projeto...". Ou seja, as macros NÃO querem ser executadas. Tem algum lugar a mais que permita desbloquear este bloqueio ? Agradeço sua atenção.

Deixe um Comentário

Tudo Excel
Logo