Formatação Condicional na Planilha de Excel Usando Fórmulas

por Tudo Excel | terça-feira, ago 20, 2013 | 6927 acessos

Formatação condicional é uma aplicação do Excel que serve para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados, detectar problemas críticos e identificar padrões e tendências em uma planilha.

Com a formatação condicional fica mais fácil destacar células ou intervalos de células, enfatizar valores não-usuais e visualizar dados usando barras de dados, escalas de cores e conjuntos de ícones. Um formato condicional altera a aparência de um intervalo de células com base em uma condição, ou critério. Se a condição for verdadeira, o intervalo de células será formatado com base nessa condição; se a condição for falsa, o intervalo de células não será formatado com base nessa condição.

 

NOTA: Ao criar um formato condicional, você pode fazer referência a outras células em uma planilha, como =FY2006!A5, mas não pode usar referências externas para outra pasta de trabalho.

 

Para aplicar formatação condicional em uma planilha, é necessário identificar, qual é a forma de apresentação do dado na célula. Existem várias formas de aplicar formatação condicional, mas todas elas são aplicadas pelos mesmos caminhos e com ferramentas idênticas.

 

Digamos que em uma planilha de venda, os vendedores tem uma meta trimestral de R$ 900,00 cada. Os vendedores que conseguirem atingir esta meta, seus valores serão destacados na cor vermelha, como na planilha a seguir.

 


Para aplicar a formatação condicional na planilha de venda, primeiro vamos definir em qual célula a formatação vai aparecer. Neste exemplo, usaremos as células da coluna E, onde contém os totais de venda. Então, posicione o cursor na célula, que corresponde a formatação e clique no menu início do Microsoft Excel, em seguida em Formatação condicional. Vá até a linha Inserir Nova Regra. E quando abrir a caixa de diálogo, clique em: Usar uma fórmula, para definir quais células deve receber o formato.

 

Vamos concluir que a célula de referência seja E5. Logo abaixo na caixa de formulário digite a seguinte fórmula: =E5>=900 em seguida clique no botão formatar, na mesma caixa de diálogo e quando outra caixa de diálogo se abrir escolha a opção de fonte emNEGRITO e adicione a cor vermelha para dar o destaque. Clique em OK e depois copie o formato para as células seguintes da mesma coluna.

 

Pronto, a formatação está pronta.

 

Talvez você queira ler também:
 

Deixe um Comentário