Por Edivaldo | data: 10/06/2018 | 83 Leituras

Dicas de finanças com o Microsoft Excel

Se você gosta de trabalhar com planilhas financeiras veja estas dicas de finanças com Excel, que eu preparei. Primeiramente, o Microsoft Excel pode ser um recurso inestimável para investidores que desejam mergulhar nos dados do mercado financeiro. O Excel pode ajudá-lo a analisar estoques e investimentos. E também pode determinar quanto economizar para seus negócios, calcular quanta economia você pode acumular no mercado de ações, ou quanto você deve pagar por um carro. É uma imensidão de opções, que você pode tratar diretamente com planilhas de Excel.

Existem literalmente centenas de maneiras de usar o Excel para manipular dados financeiros e ajudar a melhorar o processo de investimento.

Veja algumas da dicas de finanças com Excel

Eu não sou o maior especialista em economia e nem o top em investimentos, mas vou mostrar algumas das ferramentas mais úteis usadas no Excel para análise financeira.

Se você está procurando uma experiência educacional mais aprofundada, muitas escolas especializadas oferecem cursos MS Excel específico para finanças, que apresenta instruções de vídeo, estudos de caso e modelos financeiros.

Além das boas habilidades em Excel, os analistas que realmente se destacam na modelagem financeira são ótimos na estruturação e na organização de suas planilhas.

Aqui estão 10 da melhores práticas para estruturar um modelo:

  1. Use o código de cores para distinguir entre entradas e fórmulas em uma planilha. Isso facilita a visualização.
  2. Construa um modelo de instrução autônomo de 3 em uma planilha. Contudo, não separe as instruções em planilhas diferentes.
  3. Separe claramente as suposições, ou drivers do resto do modelo. De preferência, uma seção no topo.
  4. Use cabeçalhos e subtítulos claros, para distinguir claramente as seções. Se possível, com sombreamento em negrito.
  5. Use a função de comentários de célula shift + F2 para descrever cálculos, ou suposições que precisam ser explicadas.
  6. Construa em verificações de erros, como garantir os saldos do balanço.
  7. Puxe para frente, informações que ajudam os usuários a seguirem a lógica do modelo. Ou seja, antecipar o EBITDA da demonstração de resultados para a seção de avaliação de fluxo de caixa.
  8. Evite vincular-se a outras pastas de trabalho do Excel, a menos que seja absolutamente necessário (e, em caso afirmativo, indique claramente esses links)
  9. Evite referências circulares, a menos que seja necessário (e use um cálculo iterativo para resolvê-las)
  10. Use tabelas, tabelas e gráficos para resumir informações importantes

NOTAS: EBITDA é a sigla que corresponde a Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português isso quer dizer: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Construindo a previsão

A arte da modelagem financeira está relacionada principalmente a fazer suposições sobre o desempenho futuro do negócio que está sendo modelado. Esta é a parte mais subjetiva e importante na avaliação de uma empresa.

Estas dicas irão descrever várias abordagens para previsão, que incluem:

Análise top-down. Nessa abordagem, você começa com o mercado total e, em seguida, trabalha a partir daí com base na participação de mercado. E também, em segmentos como geografia, produtos, clientes, além de unidade que você obtém na receita.

Análise de baixo para cima. Nesse método, você começa com os drivers mais básicos do negócio, como o tráfego do website, a taxa de conversão e o valor do pedido. E por fim, a receita, no caso de um negócio de comércio eletrônico.

Análise de regressão. Com esse tipo de previsão, você analisa a relação entre a receita da empresa e outros fatores, como: gastos de marketing e preço do produto. Dessa forma, realizando uma análise de regressão no Excel.

Taxa de crescimento ano após ano. Esta é a forma mais básica de previsão. É uma das formas de tributo estabelecidas pelo governo, por exemplo.

Espero que estas dicas tenham sido um guia de ajuda para a modelagem financeira no Excel e tenha ajudado você a avançar em sua carreira, ou compreender, para algum curso que eventualmente esteja fazendo.

Gostaríamos de saber se ficou alguma dúvida sobre: Dicas de finanças com o Microsoft Excel. Por favor deixe seu comentário, ou faça sua pergunta.

Você deve estar Logado para postar comentários, ou crie um registro em Tudo Excel.