Por Edivaldo | data: 11/06/2017 | 4896 Leituras

Como Criar um Gráfico de Gantt no Excel

O Gráfico de Gantt é uma ferramenta de gerenciamento de projetos simples e poderosa, que pode ser usada para criar um cronograma ou rastrear o progresso, dos dados inseridos numa planilha.

Neste exemplo, vamos mostrar como criar um gráfico de Gantt, no Excel, apenas uma demonstração de como você pode analisar e gerenciar seus projetos.

A primeira questão é criar as tarefas do projeto em uma coluna. Na coluna à direita definir as datas de início e na outra coluna à direita definir as datas do término de cada tarefa.

Talvez você quira seguir nossa tabela:

Análise do Projeto Gráfico de Gantt
Itens Datas Início Núm. de Dias
Listar os Equipamentos 01/03/2017 3
Comprar os Equipamentos 09/03/2017 5
Fazer a Terraplanagem 22/03/2017 7
Projetar As Colunas 01/04/2017 10
Desenhar o Teto 12/04/2017 3
Construir as Colunas 13/04/2017 11
fazer a Cobertura 20/04/2017 2
Limpar a Obra 22/04/2017 5
Fazer a Calçada 29/04/2017 5

Se sim, copie e cole na célula A1, de sua planilha.

  • Com a tabela montada, selecione qualquer célula, fora da tabela e clique na faixa de opções Inserir.
  • Localize o grupo Gráficos, em seguida Gráfico de colunas, ou de barras.
  • Clique em Barra Empilhada, para escolher o tipo de gráfico. Isso irá inserir um gráfico em branco na planilha.

Você inseriu um gráfico sem a seleção de dados na planilha. É isso que deve ser feito.

  • Agora clique em Design na faixa de opções e em seguida localize o grupo Dados e clique em Selecionar Dados.

Nota: no Excel 2016, note que existem duas faixas de opções, parecidas: Desenhar e Design. Para nosso exemplo vale a faixa Design.

Depois de clicar em Selecionar dados, vamos inserir os dados.

Quando abrir a caixa de diálogo, Selecionar Fonte de Dados, localize o botão Adicionar e clique sobre ele.

A caixa de diálogo se fechará e antão abrirá outra caixa de diálogo,  Editar Série.

Em Nome da Série digite o nome desejado, relacionado às datas do início de cada tarefa. Em nosso exemplo digitamos Datas Iniciais.

Em valores da série, limpe o sinal da função vazia e selecione a coluna de datas, para inserir uma função do parâmetro das datas iniciais.

Se você seguiu nosso exemplo, a fórmula deve ser: =Planilha1!$B$3:$B$11

Clique em OK.

Clique novamente em Adicionar, na caixa de diálogo: Selecionar Fonte de Dados.

Repita os mesmos passos, só que desta vez aplicando a formula para a coluna de Número de Dias. E não esqueça de adicionar outro nome para Nome da Série. Se preferir digite: Número de Dias.

Nota: Você ainda pode editar estas etapas, se desejar fazer alterações. Na caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados, selecione a fonte de dados e clique em Editar.

Ainda na caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados, no lado direito, localize a opção: Rótulos do Eixo Horizontal (Categorias) e clique em Editar.

Adicione a formula, para a coluna Tarefas, ou seja a primeira coluna como mostramos em nosso exemplo. Se você o seguiu, a formula deve ser: =Planilha1!$A$3:$A$11

Depois destas etapas a caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados deve ficar assim:

Depois de ter feito estas etapas, seu gráfico deve ter a seguinte aparência.

Para corrigir a ordem das tarefas, clique com o botão direito do mouse no eixo vertical, o mesmo que possui nomes das tarefas e selecione Formatar Eixo. No painel Formatar Eixo, em Opções do Eixo, clique na caixa de seleção – Categorias na ordem inversa.

Nota: Se você estiver usando Excel 2016, apenas clique sobre o eixo, que a caixa de opções será aberta do lado direito da tela do Excel em sua planilha.

Agora, seu Eixo horizontal que exibe as datas está no topo do gráfico. Clique com o botão direito sobre o Eixo Horizontal das datas e selecione Formatar Eixo. No painel Formatar Eixo, faça as seguintes alterações:

Em Opções do Eixo, altere o Mínimo para 01/03/2017 (conforme nosso exemplo), ou se preferir, você também pode digitar uma data formatada, desde que seja a primeira data adicionada na planilha.

Em Rótulos, altere a posição da etiqueta para Superior, ou Inferior, onde você desejar posicionar o eixo das datas.

Agora você pode querer inserir um título no seu gráfico de Gantt.

  • Clique na área do gráfico para selecionar – esta etapa funciona no Excel 2016, mas pode ser que nas versões anteriores seja bem parecida.
  • Um sinal de Mais, aparecerá ao lado superior direito do gráfico.
  • Clique no sinal de Mais
  • Clique, para ativar a opção Título do Gráfico.
  • Adicione um título para seu gráfico.

É hora de retirar as barras azuis, para seu gráfico, se tornar efetivamente um gráfico de Gantt.

  • Clique sobre as barras azuis. Verifique se todas estão selecionadas.
  • Clique com o botão direito do mouse sobre as barras selecionadas.
  • Quando surgir a opção Preenchimento, clique sobre ela e escolha a opção, Sem Preenchimento.

Seu gráfico de Gantt está pronto. Ele deve ter esta aparência, como na imagem a seguir.

Aproveite e inspire-se no seu projeto e crie gráficos de Gantt, para facilitar no gerenciamento em todas as suas apresentações. Você pode explorar as ferramentas do Excel para personalizar o seu gráfico e deixá-lo ainda mais atraente.

Gostaríamos de saber se ficou alguma dúvida sobre: Como Criar um Gráfico de Gantt no Excel. Por favor deixe seu comentário, ou faça sua pergunta.

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