Calcular o Lucro Futuro por Ação com Excel

Por Edivaldo | 12/05/2018 | 27 leituras

A relação preço-lucro – P/L, vem do temo em inglês price to earnings (P/E). Isso é a medida do índice P/L de uma empresa usando seus ganhos esperados. Você pode calcular o P/E antecipado de uma empresa para o próximo ano fiscal no Microsoft Excel.

Nesta postagem, eu vou mostrar a fórmula para calcular o lucro futuro por ação n Excel, earning per share (EPS).

Siga as etapas para calcular lucro por ação no Excel.

Determine a taxa de crescimento, que você deseja usar para fazer uma projeção de lucros futuros por ação.

No Excel, digite =VF( para ver como esta fórmula aparece e acompanhe a explicação abaixo.

Calcular o lucro por ação no Excel

Calcular o lucro por ação no Excel

TAXA = a taxa de crescimento que você determinou, como formato de uma porcentagem, exemplo: 2,5%. Separe-a, com um ponto e vírgula.

NPER, insira 10, que é o número de anos no futuro para esta estimativa. E a separe, com um ponto e vírgula.

PGTO, pule e coloque um ponto e vírgula.

VP = o número com o qual você deseja começar. Insira como um número negativo. Vamos supor que em nosso exemplo, o EPS atual é de R$ 5,50 por ação, que é entrado como -5,50. Em seguida, feche o parêntese, para calcular a fórmula.

Pressione Enter.

O Excel calculará imediatamente o EPS 10 anos no futuro. Nesse caso, daqui a dez anos, estimamos que os ganhos nesse negócio serão de pelo menos R$ 61,62 por ação. Se parece com isso: =VF(2,5%;10;-5,5)

Notas que você deve considerar com funções financeiras do Excel.

Todos os cálculos de valor futuro (VF) funcionam da mesma maneira. Tenha muito cuidado ao inserir os pontos e vírgulas. Se você não conseguir inserir um ponto e vírgula no lugar certo, ou da mesma forma, deixar de usar um sinal de menos na frente de certos valores, não obterá o resultado correto.

É imprescindível, que você confira os valores, após a construção da fórmula. As funções financeiras do Excel as vezes paz um tipo de pegadinha, se trocar qualquer sinal, ou fazer qualquer ação, que não seja calculada dentro da fórmula.

Gostaríamos de saber se ficou alguma dúvida sobre: Calcular o Lucro Futuro por Ação com Excel. Por favor deixe seu comentário, ou faça sua pergunta.

Você deve estar Logado para postar comentários, ou crie um registro em Tudo Excel.